viernes, 7 de enero de 2022

EXERCÍCIO 01 VERBOS REGULARES E IRREGULARES PRESENTE DO INDICATIVO

Complete a letra da música com os verbos regulares ou irregulares no PRESENTE DO INDICATIVO pedidos entre parêntesis e depois confira no gabarito.

Aquarela (letra e música de Toquinho)
1-
Numa folha qualquer eu (desenhar) __________ um sol amarelo
E com cinco ou seis retas (ser/ele) __________ fácil fazer um castelo.
Com um lápis em torno da mão eu me (dar) __________ uma luva;
E se (fazer/eu) ________ chover 
com dois riscos (ter/eu) ________ um guarda-chuva.
2-
Se um pinguinho de tinta (cair) __________ num pedacinho azul do papel
Num instante (imaginar/eu) __________ uma linda gaivota a voar no céu.
3-
(ir/ela) __________ voando, contornando a imensa curva norte-sul.
(ir/eu) __________ com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul.
(pintar/eu) __________ um barco à vela branco navegando.
(ser/ele) __________ tanto céu e mar num beijo azul...
4-
Entre as nuvens (vir/ele) __________ surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar.
Basta imaginar e ele (estar) __________ partindo sereno, lindo.
E se a gente quiser ele vai pousar.
5-
Numa folha qualquer eu (desenhar) __________ um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida.
De uma América a outra eu (conseguir) __________ passar num segundo.
(girar/eu) _____ um simples compasso e num círculo eu (fazer) ______ o mundo.
6-
Um menino (caminhar) _______ e caminhando (chegar) ________ num muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro (estar) __________
7-
E o futuro (ser) ________ uma astronave que (tentar/nós) ___________ pilotar
Não (ter/ele) ______ tempo nem piedade nem (ter/ele) ______ hora de chegar.
Sem pedir licença (mudar/ele) __________ a nossa vida
Depois (convidar/ele) __________ a rir ou chorar.
8-
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém (saber) ________ bem ao certo onde (ir/ela) ________ dar.
(ir/nós) __________ todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá.
Que descolorirá!

gabarito
1-desenho/é/dou/faço/tenho
2-cai/imagino
3-vai/vou/pinto/é
4-vem/está
5-desenho/consigo/giro/faço
6-caminha/chega/está
7-é/tentamos/tem/tem/muda/convida
8-sabe/vai/vamos

-----xxxx-----

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Gracias por comentar en este Blog. Tu comentário es importante y pronto será postado.

Formulário de contato

Nombre

Correo electrónico *

Mensaje *