Diz a sabedoria popular que só uma coisa é certa na vida; todos vamos passar dessa para outra. É que, ao nascer, recebemos um prazo de validade que é maior para uns, menor para outros, mas que com certeza um dia vence. O resto, pode ser que sim, pode ser que não.
Há, porém, uma segunda certeza que nos acompanha a todos desde o instante do nosso rebento. Não se pode prever quantas vezes vai acontecer; mas que vai, vai!
Quem nunca passou por alguma situação de espera em que havia uma pessoa na frente e outra atrás? A isto chamamos 'fila'. É certo que as enfrentaremos.
Eu disse que as filas começam a surgir a partir do nascimento, mas nada impede supor que exista uma fila pré-natal. Que lá no plano espiritual, as alminhas tenham que aguardar, uma atrás da outra, seu momento de luz.
Trazendo o conceito para o plano físico, podemos imaginar a fila de espermatozoides nadando em direção ao prêmio, dos quais, apenas um vai gozar da plenitude. E passado o gozo, é fila pra tudo.
As primeiras que talvez tenhamos registro são as da escola: a entrada, a merenda, a saída... Aí a gente vai crescendo e 'enfilando'... a do ônibus, do cinema, do banco, do transplante, da reserva aérea, a do feijão (quem lembra?), fila para entrar na fila... termina mais não...
E, dentre todas as filas nas quais entramos durante nossas vidas, está 'ELA', a primeira e também derradeira, e na qual estamos desde sempre.
Comecei a me dar conta da sua existência durante minha pré-adolescência, quando percebi que as minhas pessoas, uma a uma, iam indo... Só depois de grande é que percebi que ELA não é do estilo indiana, não segue nenhuma ordem ou sequência, tampouco é preferencial... E que todos podemos ser o próximo, ou não. Que para chegar a nossa vez, não necessariamente temos que estar na frente.
Uma vez, e isto é verdade, apareceu uma lista que apontava quem seriam os próximos a ir (e meu nome estava lá!!!!! – era o quinto, acho). Não sei o porquê, mas a fila andou e lista falhou.
Depois de ter-me pulado, vi chegar a vez de muitos. Teve gente que a gente já sabia que ia; teve gente que se apresentou de repente e se foi; teve gente que parecia que ia e não foi... Teve também gente que se fez de boba, passou despercebida, deu um passo pro lado e deixou a vez para outra. (Mas acredito que ELA tenha marcado...).
Na boa, espero ainda ter muitas e outras filas ocasionais antes de ELA.
-----xxxxx-----
(ilustrado por Víctor Rigazzi)
No hay comentarios.:
Publicar un comentario
Gracias por comentar en este Blog. Tu comentário es importante y pronto será postado.